sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PLANO DIRETOR- CONTAGEM 2010.

A CIDADE EM DISCUSSÃO
O assunto mais predominante foi o crescimento desordenado e verticalizado, os impactos sociais e ambientais, o desmatamento, a destruição do meio ambiente,  enchentes, poluições e afins e o principal o comprometimento da qualidade de vida.     Fatores de maiores preocupações a sociedade.
Geralmente os bairros residenciais são pensados em um lote de trezentos e oitenta metros quadrados, uma ou duas residências para duas famílias, portanto a média para  dois lotes com seiscentos e oitenta metros quadrados são de duas a três famílias, com a verticalização, vem as grandes empresas e constroem dois blocos com  quatro  apartamentos em cada andar, e média de quatro a seis andares.  Surgem os problemas os caos, porque a rede esgoto implantada foi pensada para atender duas ou três famílias, a coleta de lixo, os postos médicos, policiais, o transporte coletivo e outros serviços públicos foram planejados para atender o  mesmo quantitativo.
Quando o serviço esta  diretamente ligado a ordem financeira do usuário como o transporte coletivo, e um problema de mais fácil solução, os usuários pagantes reclamam seus direitos e as empresas amenizam o problema, mas ainda assim não os resolvem. Vemos diariamente coletivos lotados. O usuário tem apenas duas opções ou sujeitar se ao transporte coletivo caro e sem o menor conforto, ou disponibilizar de muito tempo para esperar um coletivo  com a mínima condição de transporte. A maioria da população usuária de coletivos nos horários de picos são pais,  mães de famílias que necessitam chegarem em casa o mais rápido possível para cuidar dos afazeres domésticos  e familiares e não podem dar-se ao luxo da segunda opção e vê-se obrigado a sujeitar-se a primeira.
Se esse fosse o único problema estaria bom.
Maior número de pessoas;  é maior número de veículos automotores nas ruas, afinal se puder evitar o coletivo melhor, mas se cada um coloca seu veiculo automotor na rua como fica o transito? Um caos, a intolerância a pressa acabam  por causar a imprudência e tirar a vida de muitos nas vias das cidades grandes.
Atendimento médico? O posto, e o pronto socorro  foram pensados  para atenderem um número de pessoas. Mas com a verticalização o crescimento desordenado e descontrolado acaba por piorar o que já não era bom e os problemas não acabam por ai.
Geralmente para a construção dos prédios há um enorme desmatamento, o que aumenta o efeito estufa no planeta.
A falta de educação da maioria e um vetor o qual ajuda a piorar a qualidade de vida da sociedade, não se preocupam com o tanto de resíduos sólidos que produz, como armazenar e se esquece que é sua responsabilidade enquanto cidadão preservar o meio ambiente. Muitos ainda jogam seus resíduos nas ruas ou em córregos, o que causam as enchentes e tira a vida de muitos.
O que fazer? Talvez lembrar do mandamento principal da lei de Deus “ Amar o próximo como a si mesmo”,  o que não se quer para si, também não desejar ao outro. Deve-se a  todo momento pensar no que e bom para mim é  para o outro, e que a vida nesse planeta depende somente da conscientização da humanidade.
 Para melhorar a poluição causada pelos veículos automotores e o caos no trânsito, deve-se pensar numa carona solidária, um dia eu dou carona a meu amigo, no outro recebo carona.
Se uma empresa desmata mil árvores para um empreendimento qualquer, deverá a população saber se essa mesma empresa cumpriu a lei orgânica da cidade e onde foi que essa empresa plantou outras árvores para substituir as que foram desmatadas. Plantar uma árvore enfrente a residência e ensinar os filhos, netos e parente a importância desse ato, arborizar as ruas e avenidas. Além de se conscientizar cumprir a  cidadania e ter o prazer de sensibilizar os vizinhos a terem o mesmo gesto. Se  uma fruta, ou uma árvore tem um valor histórico para a cidade ou o pais motivar os moradores a plantarem em seus quintais dessas espécies para preservar o patrimônio cultural da cidade.
Principalmente conscientiza-se que os resíduos sólidos, são os maiores vilões do meio ambiente, são os causadores de enchentes,  assoreamento, deslizamentos.
E compreender que o meio ambiente não e  um lugar com rios, florestas e árvores, mas sim  e todo o meio em que há vida, por isso é preciso cuidar bem desse meio.
Um passo simples, mas que ajuda muito o meio ambiente e a sociedade  é a coleta seletiva. Você só precisa colocar tudo que pode ser reciclado em uma sacola qualquer, latas, pets, plásticos e papéis, a  triagem, ou seja a separação desse material e dever do coletor do material. Se você separar o material e destampar todas as garrafas já estará  fazendo a sua parte. Talvez você não saiba, mas a garrafa de álcool tampada exposta sobre o calor solar por alguns minutos entra em combustão, ou as vezes  se enche de pressão tornando um risco a integridade física do catador. Devido a grande carência muitos catadores ingerem os restos de líquidos encontrados em garrafas de refrigerantes, e você pode evitar essa fato. O lixo molhado, os restos de comidas, restos de frutas e legumes, podas de plantas, coco de cachorro e lixo de banheiro, devem ser colocados em sacos pretos, assim mesmo antes dos caminhões coletores recolher o lixo, esse material já entra em decomposição. As pilhas e baterias a maioria dos bancos fazem um trabalho social de recolhimento e destinação.
Se cada um conscientizar e conscientizar sua família sobre sua importância na participação e colaboração para a construção de uma cidade melhor para si viver, teremos uma sociedade mais fraterna e com melhor qualidade de vida.
“sonho que se sonho só, e só sonho
sonho que se sonho junto e realidade”. Então vamos sonhar com uma sociedade justa, fraterna e com uma cidade melhor para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário