Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho (Fernando Hernández)
METODOLOGIA DOS PROJETOS DE TRABALHO
(do livro “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho” de autoria de Fernando Hernández. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.)
Os projetos de trabalho significam, do meu ponto de vista, um enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, e não simplesmente adaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Quando falamos de projeto, o fazemos pelo fato de imaginarmos que possam ser um meio de ajudar-nos a repensar e refazer a escola. (Fernando Hernández/ Universidad de Barcelona)
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES:
- Formar indivíduos com uma visão mais global da realidade;
- Vincular a aprendizagem a situações e problemas reais;
- Trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade;
- Preparar para que aprendam durante toda a vida.
ALGUMAS POSSÍVEIS RESPOSTAS SOBRE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES
Quem elabora e apresenta um material curricular depara-se com uma possível série de alternativas:
- Adaptar os conceitos da matéria na qual é especialista ao nível educativo para o qual recebeu o encargo de realizar o material curricular;
- Partir de um tema no qual se destaquem os conteúdos que devam ser transmitidos e apresentar diferentes propostas de atividades para que os alunos possam escolher uma;
- Propor a trajetória pelo tema como uma história que se organiza em diferentes percursos e que se abra para diversos fins onde o professor pode negociar com cada aluno a ser seguida;
- Trasladar a própria experiência, que se baseia no singular, apresentando-a em termos de generalização subsidiado por uma lista de exemplos;
PROJETOS DE TRABALHO COMO UMA POSSIBILIDADE DE PROPOR PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
NESTE PROCESSO É IMPORTANTE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO:
- Não é possível reproduzir um processo vivido em outro contexto e circunstâncias. Cada docente deve elaborar o seu próprio;
- Ter clareza e não perder o foco do fio condutor ou ponto de partida e a problematização que se pretende responder.
Essa posição implica, em primeiro lugar, que a aprendizagem seja concebida como uma produção ativa (não passiva) de significados em relação aos conhecimentos sociais e à própria bagagem do aprendiz.Deste ponto de vista, a função da aprendizagem está vinculada ao desenvolvimento da compreensão que se constrói como a extensão das possibilidades dos estudantes diante das questões relevantes para a sua vida.
TRABALHAR POR PROJETOS NÃO SIGNIFICA SEGUIR UM MÉTODO
PONTOS FAVORÁVEIS À PERSPECTIVA DOS PROJETOS DE TRABALHO:
- Vão além dos limites curriculares (tanto das áreas como dos conteúdos);
- Implicam a realização de atividades práticas;
- Os temas selecionados são apropriados aos interesses e ao estágio de desenvolvimentos dos alunos;
- Podem ser realizadas experiências de primeira mão, como visitas, convidados especiais, etc.;
- Necessita a realização de algum tipo de pesquisa;
- É necessário trabalhar estratégias de busca, organização de estudos de diferentes fontes de informação;
- Implicam atividades individuais, grupais e de classe, em relação ás diferentes habilidades e conceitos que são aprendidos.
ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM UM PROJETO DE TRABALHO:
- Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma;
- Inicia-se um processo de pesquisa;
- Busca-se e selecionam-se fontes de informação;
- São estabelecidos critérios de organização e interpretação das fontes;
- São recolhidas novas dúvidas e perguntas;
- São estabelecidas relações com outros problemas;
- Representa-se o processo de elaboração do conhecimento vivido;
- Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu;
- Conecta-se com um novo tema ou problema.
O QUE NÃO CARACTERIZA UM PROJETO DE TRABALHO:
- Um caminho descritivo por um tema;
- Uma apresentação do que sabe o professor, que é o protagonista das decisões sobre a informação e que é o único que possui a verdade do saber;
- Um caminho expositivo, sem problemas e sem um fio condutor;
- Uma apresentação linear de um tema, baseada numa seqüência estável e única de passos baseada nos livros-texto;
- Uma atividade em que o docente dá as respostas sobre o que já sabe;
- Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar-lhes;
- Uma apresentação de matérias escolares;
- Transformar em matéria de estudo aquilo de que nossos alunos gostam e que lhes apeteça apenas.
PARA DESENVOLVER UM PROJETO DE TRABALHO É PRECISO TER EM MENTE:
- O percurso por um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica (como contrastes de pontos de vista);
- Onde predomine a atitude de cooperação e onde o professor seja um aprendiz e não um especialista (pois ajuda a aprender sobre temas que deverá estudar com os alunos);
- Um percurso que procure estabelecer conexões e que questione a idéia de uma versão única da realidade;
- Cada trajetória é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação;
- O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também podemos aprender;
- Há diferentes formas de aprender o que queremos ensinar-lhes ( e não sabemos se aprenderão isso ou outras coisas);
- Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes;
- Uma forma de aprendizagem em que se leve em conta que todos os alunos podem aprender se encontrarem o espaço para isso;
(Fernando Hernández)”
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