domingo, 22 de maio de 2011

CULTURA VISUAL, MUDANÇAS EDUCATIVA E PROJETO TRABALHO

 Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho (Fernando Hernández)
METODOLOGIA DOS PROJETOS DE TRABALHO
(do livro “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho” de autoria de Fernando Hernández. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.)
Os projetos de trabalho significam, do meu ponto de vista, um enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, e não simplesmente adaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Quando falamos de projeto, o fazemos pelo fato de imaginarmos que possam ser um meio de ajudar-nos a repensar e refazer a escola. (Fernando Hernández/ Universidad de Barcelona)
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES:
  1. Formar indivíduos com uma visão mais global da realidade;
  2. Vincular a aprendizagem a situações e problemas reais;
  3. Trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade;
  4. Preparar para que aprendam durante toda a vida.
 ALGUMAS POSSÍVEIS RESPOSTAS SOBRE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES
Quem elabora e apresenta um material curricular depara-se com uma possível série de alternativas:
  1. Adaptar os conceitos da matéria na qual é especialista ao nível educativo para o qual recebeu o encargo de realizar o material curricular;
  2. Partir de um tema no qual se destaquem os conteúdos que devam ser transmitidos e apresentar diferentes propostas de atividades para que os alunos possam escolher uma;
  3. Propor a trajetória pelo tema como uma história que se organiza em diferentes percursos e que se abra para diversos fins onde o professor pode negociar com cada aluno a ser seguida;
  4. Trasladar a própria experiência, que se baseia no singular, apresentando-a em termos de generalização subsidiado por uma lista de exemplos;
 PROJETOS DE TRABALHO COMO UMA POSSIBILIDADE DE PROPOR PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
 NESTE PROCESSO É IMPORTANTE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO:
  1. Não é possível reproduzir um processo vivido em outro contexto e circunstâncias. Cada docente deve elaborar o seu próprio;
  2. Ter clareza e não perder o foco do fio condutor ou ponto de partida e a problematização que se pretende responder.

Essa posição implica, em primeiro lugar, que a aprendizagem seja concebida como uma produção ativa (não passiva) de significados em relação aos conhecimentos sociais e à própria bagagem do aprendiz.Deste ponto de vista, a função da aprendizagem está vinculada ao desenvolvimento da compreensão que se constrói como a extensão das possibilidades dos estudantes diante das questões relevantes para a sua vida.
TRABALHAR POR PROJETOS NÃO SIGNIFICA SEGUIR UM MÉTODO
 PONTOS FAVORÁVEIS À PERSPECTIVA DOS PROJETOS DE TRABALHO:
  1. Vão além dos limites curriculares (tanto das áreas como dos conteúdos);
  2. Implicam a realização de atividades práticas;
  3. Os temas selecionados são apropriados aos interesses e ao estágio de desenvolvimentos dos alunos;
  4. Podem ser realizadas experiências de primeira mão, como visitas, convidados especiais, etc.;
  5. Necessita a realização de algum tipo de pesquisa;
  6. É necessário trabalhar estratégias de busca, organização de estudos de diferentes fontes de informação;
  7. Implicam atividades individuais, grupais e de classe, em relação ás diferentes habilidades e conceitos que são aprendidos.
 ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM UM PROJETO DE TRABALHO:
  1. Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma;
  2. Inicia-se um processo de pesquisa;
  3. Busca-se e selecionam-se fontes de informação;
  4. São estabelecidos critérios de organização e interpretação das fontes;
  5. São recolhidas novas dúvidas e perguntas;
  6. São estabelecidas relações com outros problemas;
  7. Representa-se o processo de elaboração do conhecimento vivido;
  8. Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu;
  9. Conecta-se com um novo tema ou problema.
 O QUE NÃO CARACTERIZA UM PROJETO DE TRABALHO:
  1. Um caminho descritivo por um tema;
  2. Uma apresentação do que sabe o professor, que é o protagonista das decisões sobre a informação e que é o único que possui a verdade do saber;
  3. Um caminho expositivo, sem problemas e sem um fio condutor;
  4. Uma apresentação linear de um tema, baseada numa seqüência estável e única de passos baseada nos livros-texto;
  5. Uma atividade em que o docente dá as respostas sobre o que já sabe;
  6. Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar-lhes;
  7. Uma apresentação de matérias escolares;
  8. Transformar em matéria de estudo aquilo de que nossos alunos gostam e que lhes apeteça apenas.

PARA DESENVOLVER UM PROJETO DE TRABALHO É PRECISO TER EM MENTE:
  1. O percurso por um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica (como contrastes de pontos de vista);
  2. Onde predomine a atitude de cooperação e onde o professor seja um aprendiz e não um especialista (pois ajuda a aprender sobre temas que deverá estudar com os alunos);
  3. Um percurso que procure estabelecer conexões e que questione a idéia de uma versão única da realidade;
  4. Cada trajetória é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação;
  5. O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também podemos aprender;
  6. Há diferentes formas de aprender o que queremos ensinar-lhes ( e não sabemos se aprenderão isso ou outras coisas);
  7. Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes;
  8. Uma forma de aprendizagem em que se leve em conta que todos os alunos podem aprender se encontrarem o espaço para isso;
 (Fernando Hernández)”

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