domingo, 22 de maio de 2011

REPENSANDO A DIDATICA - VEIGA, Ima p. Alencastro


O texto e uma retrospectiva histórica da didática em duas divisões. A primeira mostra o período em que a disciplina não faz da formação acadêmica, os primórdios, quando os jesuítas estavam no Brasil. A segunda exibe o caminho percorrido pela didática desde a década de trinta até os dia atuais.
A didática é um elemento importante no ato de dar aulas, especialmente quando falamos
de formação profissional. O presente estudo visa contribuir para construção do fazer
pedagógico contínuo, a partir da problematização do estágio supervisionado de alunos em
dois últimos períodos da formação de professores em Educação Física para atuação em
ambientes formais e não formais. Desse modo, discutimos especialmente o processo de
elaboração de relatórios a serem apresentados para conclusão da disciplina.
Palavras-Chave – Didática – Formação de Professores – Estágio Supervisionado
No período colonial os jesuítas eram os principais educadores e entre 1549 e 1759. O trabalho deles na educação não podeia ser considerado pedagógico e nem podia construir uma didática, os métodos utilizados eram completamente dogmático e não  admitia o pensamento crítico. O ensino priorizava o exercício da memória e era voltado mais para a formação de padres e mestres a fim de manterem o poder, assim nesse primeiro momento da educação o Brasil embora tenha se constituído ainda uma pedagogia, a tendência que se aproximava mais da  utilizada por eles e a liberal tradicional. Após os jesuítas serem expulso do país não houve grandes movimentos educacionais no Brasil, por exemplo  a nova organização instituída por pombal significou um retrocesso no avanço pedagógico da educação. Nesse sentido, por  volta de 1870 o pais passou por transformações sócio econômica e assim assumiu a educação desse modo , o ensino religioso foi totalmente abolido dos currículos escolares, e instituída a escoa laica universal gratuita, cuja tendência pedagogia era essencialmente tradicional, uma didática que separava  teoria da pratica. Em a930, no período  Vargas, foi instuito o Ministerio da educação, em 1932 a escola nova, o ensino superior, e ,assim depois de um século em 1934,  a didática foi inclusa nos currículos de formação de professores. Nesse período, encontrou-se inúmeros problemas ára se estabelecer a didática como disciplina, pois estava entre duas influencias justaposta; a influencia humanista ( representada pelos católicos) e pela humanista moderna ( representada pelos pioneiros). As concepções modernas se baseiam na visão de homem no sentido de existência, na vida, na atividade etc. o prodomíio do psicológico sobre o lógico: defende princípios democráticos, porém a sociedade era de classes, ou seja, dividida e havia o predomínio do psicológico sobre o lógico: defende princípios democráticos, porem a sociedade era de classe, ou seja dividia e havia predomínio do dominante sobre o dominado. Considerando tudo isso, a didática passa a ser entendida com um conjunto de métodos que privilegiam a dimensão técnica do processo qde ensino dentro deste contexto técnico cientifico e propiciou a formação de um novo perfil de professor: o técnico, assim nesse período prevaleceu mais a tendência liberal tecnicista. Entre o período de 19458 e 1960 houve transformações e lutas ideológica, por exemplo, a didática foi desobrigada do currículo de formação,
 Houve lutas em torno da oposição entre escola publica e particular. Porém, embora o ensino da didática tenha ficado em segundo plano, ela continuava obedecendo ao modelo liberalista que priorizava o ensino técnico. Depois de 1960, houve ainda um maior retrocesso pedagógico: uma nova resolução tornou a didática mais tecnicista que desvinculou ainda mais teoria da pratica. Por isso nos cursos de formação de professores houve uma luta contrária ao ensino técnico que busca uma nova visão e novos rumos. Atualmente a didática tme encontrado novos rumos, através de uma pedagogia critica que não esta centrada nos métodos técnicos, mas procura envolver o aluno na sociedade e une a teoria a prática ampliando a visão de conhecimento educando e a visão de ensino do professor. Assim, as tendências pedagógicas no momento são de cunho progressista, embora não há como ser totalmente progressista. O ideal e que use a tradicional e as demais quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário